Ver Post

CÉREBRO | COMO FUNCIONA ESSE FANTÁSTICO ÓRGÃO?

“O cérebro humano é o derradeiro enigma: como pode uma massa de tecido com a consistência de ovo cru ser responsável pela ‘mente’, os pensamentos, a personalidade, as recordações e os sentimentos e até a consciência?” — Professora Susan A. Greenfield, no livro The Human Mind Explained (A Mente Humana Explicada). O CÉREBRO comanda o funcionamento do corpo. Permite que a pessoa Entenda …

Ver Post

O ABUSO DO ÁLCOOL E A SAÚDE, COMO SE LIVRAR DO VÍCIO?

O Abuso Do Álcool e a Saúde “Santé!” “Salute!” “Za vashe zdorovye!” “Chuc suc khoe!” Seja na França, na Itália, na Rússia ou no Vietnã, é comum ouvir amigos dizerem “Saúde!” antes de tomar uma bebida juntos. No entanto, ironicamente, milhões de pessoas em todo o mundo bebem a ponto de causar a própria morte. O ABUSO do álcool é …

Ver Post

ALZHEIMER | O QUE É? E COMO AJUDAR OS PACIENTES?

O QUE É O MAL DE ALZHEIMER? O nome mal de Alzheimer vem de Alois Alzheimer, um médico alemão que foi o primeiro a descrever essa doença, em 1906, depois de uma autópsia numa paciente vítima de grave demência. Calcula-se que o mal de Alzheimer seja responsável por mais de 60% dos casos de demência, afetando 1 em cada 10 pessoas com …

Ver Post

COLESTEROL | VOCÊ PODE MORRER PELA BOCA

COLESTEROL – “Você está com uma artéria coronária bem entupida; a obstrução é de uns 95% . . . Você é um sério candidato a ter um ataque cardíaco.” JOE, de trinta e dois anos, mal podia acreditar nas palavras do cardiologista que o examinou para determinar a causa de suas dores no peito. Quase a metade dos que morrerão de ataque …

Ver Post

FOBIAS | OS TEMORES QUE MILHÕES SENTEM

FOBIAS: Medo mórbido de um objeto ou situação específicos. As fobias “dividem-se em fobias comuns, ou temores exagerados de coisas das quais a maioria das pessoas tem receio, tais como a morte; e fobias específicas, ou temores de coisas que, em si mesmas, não são assustadoras, tais como campos abertos ou elevadores. As fobias geralmente estão arraigadas na ansiedade, no …

Ver Post

Pânico | Como Lidar com esta Síndrome

Pânico – Robert estava sentado confortavelmente no seu escritório. De repente, seu coração disparou. Num sobressalto, aprumou-se na cadeira e a testa ficou molhada de suor. Robert tinha certeza de que estava tendo um ataque cardíaco. Agarrou o fone. “Algo terrível está acontecendo comigo”, disse ele, ofegante. “Parece que vou desmaiar!” ESSA foi a primeira vez que Robert teve Entenda …

Ver Post

MÚSCULOS | COMO FUNCIONA ESTES INCRÍVEIS MOTORES

OS MOVIMENTOS sustentam a vida. Por exemplo, o sobe-e-desce do peito em cada respiração e as batidas ritmadas do coração nos mantêm vivos. O que produz esses movimentos? Os músculos. Músculos são tecidos fortes e elásticos que permitem que diferentes partes do corpo funcionem e expressem, por meio de ações, os pensamentos e os sentimentos da pessoa. Quando queremos sorrir, …

Ver Post

ESQUIZOFRENIA | A FACE MAIS OBSCURA DA DOENÇA MENTAL

ESQUIZOFRENIA – Enquanto esteve hospitalizada, Irene teve mais crises de confusão de identidades — abraçando médicos e enfermeiras como se fossem parentes há muito falecidos. Imaginou poder sentir odores imperceptíveis a outros. Estava convicta de que a equipe hospitalar visava matá-la! “Tiveram de me amarrar à minha cama, uma vez”, admite ela. Qual foi o diagnóstico? Esquizofrenia, Entenda mais[…]

Ver Post

COCAÍNA | COMO LARGAR O VÍCIO? PORQUE ALGUMAS PESSOAS A DEFENDE?

Cocaína | Prazer Inocente?    ocaína – Ela “MATA a fome, renova as forças dos abatidos e exaustos e faz os infelizes esquecer suas tristezas”. O escritor, Garcilaso de la Vega, historiador espanhol do século 16, referia-se às folhas de um arbusto que cresce nas encostas orientais da Cordilheira dos Andes — Erythroxylon coca. Os efeitos que ele descreveu provinham de …

Ver Post

ESTRESSE | O QUE DEVEMOS SABER SOBRE ELE

Estresse | “O assassino silencioso” É ASSIM que o Dr. Robert S. Eliot descreve o seu quase encontro com a morte, mais de 20 anos atrás, em seu livro From Stress to Strength (Como Derivar Força do Estresse):  “O primeiro sintoma foi uma pressão forte. Começou perto do esterno; passou rápido para os ombros, pescoço e maxilares; daí desceu forte pelos braços. Era …