Esteróides | Quais seus Efeitos? O que Devemos Saber Sobre Eles?



Reviewed by:
Rating:
5
On 20:52
Last modified:12:30

Summary:

Esteróides | Quais seu efeitos? Funcionam realmente? Ainda há muitas perguntas sobre o uso destes hormônios, os esteróides anabolizantes. Entenda sua Saúde.

ESTERÓIDES – “Com certeza penso nisso [nas conseqüências de usar esteróides] . . . Quanto tempo viverei? . . . Mesmo assim, é isso o que eu quero agora.” — John, halterofilista.

As drogas mais comuns para melhorar o desempenho são conhecidas como esteróides anabolizantes.

O que são? Por que as pessoas os usam? E como você pode resistir ao seu atrativo?

Esteróides | Estimula o Desenvolvimento Natural

Um relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dos EUA, explica que “esteróides anabolizantes é o nome comum das substâncias sintéticas relacionadas com os hormônios sexuais masculinos (androgênios).

Eles ajudam no crescimento do músculo do esqueleto (efeitos anabolizantes) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas”.

Durante a puberdade, nos homens, um aumento bem coordenado e pré-programado desses hormônios sexuais causa as mudanças físicas que transformam um menino num homem.

Os esteróides sintéticos foram desenvolvidos inicialmente nos anos 30 para tratar homens que não produziam, de forma natural, uma quantidade suficiente desses hormônios.

Hoje, os esteróides são usados para neutralizar os efeitos debilitantes que o HIV e certas doenças causam ao corpo.

No entanto, os esteróides têm grande saída entre os que não têm necessidades médicas reais.

Nos anos 50, os esteróides podiam ser encontrados no mercado negro, e atletas ambiciosos começaram a aproveitar o potencial dessas drogas para melhorar o desempenho físico.

Mas não são apenas os atletas que se sentem tentados a usar esteróides.

Um estudo publicado na revista médica Pediatrics calcula que quase 3% dos meninos e das meninas de 9 a 13 anos nos Estados Unidos já usaram essas drogas.

A Dra. Nora Volkow, diretora do Instituto Norte-Americano do Uso de Drogas, disse a uma recente comissão do Congresso dos EUA que,

 “cerca de 79 mil estudantes do último ano do ensino médio [relataram] ter feito uso indevido de esteróides anabolizantes no ano anterior”.

No Reino Unido, abuso de esteróides também é muito comum. A revista New Statesman diz que, “em 2003, em Merseyside e Cheshire, o maior grupo de novos clientes do programa de troca de agulhas eram usuários de esteróides, ultrapassando pela primeira vez o número de usuários de heroína”.

Por que os Esteróides Atraem Tanto?

Por que aumenta o mau uso de esteróides? Um dos motivos é que eles podem dar aos atletas de sucesso fama instantânea e imensa fortuna.

Parece que os esteróides são um atalho para essa mina de ouro.

Um famoso treinador esportivo resumiu a atitude prevalecente de muitos ao dizer: “O importante não é só participar — é vencer a qualquer custo.”

A Dra. Nora Volkow, já mencionada, observou: “Hoje em dia nos deparamos com uma mensagem prejudicial que está se tornando muito difundida em nossa sociedade — quanto mais músculos, melhor, e ser o melhor é mais importante do que os meios para atingir esse fim.”

Uma pesquisa dirigida por Bob Goldman, médico especializado em medicina esportiva, parece confirmar essa conclusão desagradável.

Ele perguntou a jovens atletas se eles usariam uma droga proibida para melhorar o desempenho, sob as seguintes condições:

Não seriam apanhados, venceriam todas as competições nos próximos cinco anos e depois morreriam por causa dos efeitos colaterais da droga. Mais da metade dos jovens respondeu sim.

Mesmo que você não tenha essa atitude de vencer a qualquer custo, os esteróides ainda podem ser uma tentação. Por quê?

“As pessoas decidem usar esteróides”, diz a Dra. Volkow, “porque, na verdade, [os esteróides] melhoram certos tipos de desempenho físico e a aparência”.

Em muitas culturas hoje em dia a aparência é a coisa mais importante. O Dr. Harrison Pope, professor de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard, afirma:

“Milhões de homens sentem-se humilhados, inseguros e perturbados por causa da ênfase dada à aparência.

Os esteróides dão aos rapazes a oportunidade de esconder a sua insegurança debaixo de um corpo musculoso, tão na moda hoje em dia.

Por motivos similares, as jovens também são vulneráveis aos atrativos dos esteróides.

Charles Yesalis, professor de saúde e desenvolvimento humano na Universidade Estadual da Pensilvânia, disse o seguinte a respeito do mau uso de esteróides:

“O número das jovens que usam esteróides aumentou significativamente nos anos 90, e hoje atingiu o auge.”

Algumas usam esteróides para ficar mais fortes e mais rápidas nos esportes. Mas parece que a maioria usa essas drogas na esperança de ficar com o corpo rijo e esguio, igual ao corpo que as modelos e as estrelas de cinema exibem ostensivamente.

Jeff Hoerger, da Universidade Rutgers de Nova Jersey, diz que “as moças usam esteróides mais como [método] para controlar o peso e reduzir a gordura do corpo”.

Avalie os riscos

Se você se sente tentado a usar esteróides sem prescrição médica, vale a pena considerar os seguintes fatores.

Para quem usa essas drogas mesmo por pouco tempo, os riscos de ataque cardíaco, insuficiência hepática e renal e sérios problemas psiquiátricos aumentam.

As mulheres correm o risco de ter menstruação irregular, aumento de pêlos no corpo, padrão de calvície masculino e ficar permanentemente com a voz grave.

Por outro lado, os homens podem desenvolver peitos e provavelmente notarão que seus testículos começam a se atrofiar.

Tanto homens como mulheres podem ter crises repentinas de agressividade e, ironicamente, os esteróides podem retardar o crescimento durante a adolescência.

Os esteróides geralmente são injetados no corpo, o que aumenta o risco de pessoas que usam as mesmas agulhas contraírem Aids ou outras doenças transmitidas pelo sangue.

Assim, os usuários de esteróides agora também fazem uso de programas que inicialmente foram criados para usuários de drogas que trocam seringas usadas por novas.

Qual o Preço da Glória?

Os usuários de esteróides admitem que a droga funciona — produz realmente os músculos e a força prometidos. Certo ex-lutador profissional disse: “Eu tomava esteróides orais, 15 miligramas diários.

Em 30 dias, a pressão de meu soco passou de 143 quilos para 177 quilos. Normalmente, isso leva seis meses.”

Levantadores de peso afirmam que conseguem treinar com pesos maiores por períodos mais prolongados, e que o tempo de recuperação entre os exercícios é dramaticamente reduzido.

Também em outros países, a musculação é uma crescente mania.

Na China, por exemplo, de acordo com a revista Women’s Sports & Fitness, a boa forma física e a cultura do corpo estão

“varrendo o país . . . Revistas sobre musculação estão agora disponíveis em todas as grandes cidades”.

Bem distante da China, na Alemanha Oriental, os esteróides desempenham importante papel na vida dos atletas. Basta a seguinte citação de The Wall Street Journal:

“‘Os esteróides da Alemanha Oriental são classificados como os melhores’, afirma um agente da lei na Califórnia. ‘Seus atletas têm a reputação de ser melhores, maiores e mais fortes.’”

As pessoas acham que o problema da cocaína é grave”, disse um destacado fisioterapeuta que trabalha com atletas.

“Ele não é tão grave quanto o dos anabólicos esteróides.

Entre a garotada, ele é epidêmico.” Jovens em todo mundo estão-se voltando para a popularidade dos esteróides.

Estão participando num jogo fatal para o melhoramento do físico, pelo qual talvez paguem um preço muito alto.

“Paranóia, alucinações, delírios e tendências violentas são amedrontadores sempre que ocorrem”, afirmou Psychology Today.

“Os que praticam musculação usando esteróides podem estar propensos a tais sintomas psicóticos e maníacos, segundo pesquisas ainda em andamento no Hospital McLean, em Belmont, Massachusetts.”

Nos homens, além desses efeitos colaterais há os perigos de atrofia dos testículos, peitos aumentados requerendo em alguns casos cirurgia — esterilidade e impotência.

Há também o risco de tumores no fígado, danos aos rins, derrames cerebrais, doenças cardíacas, e mudança na personalidade capaz de levar à violência e a tendências suicidas.

Os efeitos colaterais dos esteróides podem causar a masculinização irreversível em mulheres — crescimento de pêlos no corpo e na face, voz mais grave, diminuição dos seios, e interrupção do ciclo menstrual.

GOSTOU DO NOSSO ARTIGO?..COMPARTILHE…AJUDE MAIS PESSOAS A ENTENDEREM SUAS SAÚDE.!!

Share this Post

Facebook Comments

www.pdf24.org    ENVIE ESTE ARTIGO EM PDF